quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Queridos Alunos

Meus alunos do 8º ano prepararam uma festa surpresa de aniversário para mim e para a professora de educação física.

A organização escolar, no entanto, não permite que sejam feitas festas para professores, já que isto gera problemas no coletivo.

Não acredito que isto tenha sido uma retaliação a mim. Acho, na verdade, que a gestão da escola me protegeu de um constrangimento com os outros professores.

Os alunos não entenderam assim. Ficaram chateados e constrangidos.

Para acalmá-los escrevi uma carta sobre o meu relacionamento com eles. Segue a carta:

Queridos Alunos

Já contei para vocês que eu trabalhei em um hospital?

Esta experiência fez toda a diferença. Me fez valorizar as pequenas coisas da vida, já que ela é muito frágil e curta. Vi pacientes com dificuldades básicas: não conseguiam fazer xixi, coco, comer. Conheci um paciente que há dez anos só comia macarrão.

Comecei a refletir se é preciso estar doente para aproveitar a vida, ficar com quem se ama. Hoje acredito que não.

Quando sai do hospital, por vontade própria, não tinha mais prazer no trabalho. Tudo o que eu fazia não tinha mais sentido. Meu trabalho já não interferia mais na vida das pessoas.

Quando minha filha nasceu comecei a acompanhar o seu desenvolvimento e compreender o seu crescimento. Passei a olhar de maneira diferente para os alunos e valorizar mais o que eu fazia.

Vocês vieram nesta fase, e com vocês aprendi a dar o melhor de mim. Não tenho a ilusão de que sou fundamental na vida de vocês, não sou. Mas sei que um pouquinho do que a gente viveu junto vai permanecer para vocês e para mim, independente do que acontecer, independente de onde estivermos no futuro.

É muito bom saber que este carinho, respeito e amor que sinto por vocês é correspondido.

Desculpe se a dinâmica da escola às vezes não permite que comemoremos mais as nossas afinidades. A escola é assim, precisa de regras e organização.

Não vai faltar oportunidades para compartilharmos momentos de prazer. A aprendizagem, afinal de contas, é um desse momentos.

Estaremos sempre juntos.

2 comentários:

  1. Ana,
    Que bom que escreveu isso para os alunos, achei muito bonita a carta e espero que eles tenham compreendido!
    Lembro da época em que estudei e que o relacionamento entre professor e aluno era bem diferente do que esse que tentamos propor hoje em dia.
    Fico feliz que, apesar das coisas que planejamos as vezes dêem errado, ainda temos essa relação sincera, generosa a especial com eles.
    Sinto muito pelo ocorrido, pela falha e por tê-los iludido de que as coisas iam dar super certo. Além de ter esquecido de comunicar a gestão, fui talvez ingênua porque não imaginei possíveis constrangimentos em relãção a outros professores.
    Mas vou aprendendo.
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Aê velhaca!
    Foi mal não ter ido no esquema lá...
    Mas você sempre dá dessas comigo, né.
    Te amo, amiga trintona.

    ResponderExcluir