Sexta-feira.
Primeira aula na 8ºB (sala de pensadores animados).
Correção do caderno: tarefa sobre a descolonização dos países africanos.
Metade da sala não fez.
Professora:
- Vamos fazer uma rápida pesquisa, tudo bem?
Alunos animados:
- Tudo.
Professora:
- Quem está assistindo o horário político.
Alguns levantam a mão e começam a comentar sobre a campanha do Tiririca.
Tiririca:
- Vocês sabem para que serve um deputado federal? Nem eu. Mas votem em mim que eu te conto...
Professora:
- Vocês já ouviram alguém falar: eu não vou mais investir em educação. Educação não serve para nada. Vamos investir os nossos impostos em algo mais útil.
Os alunos se questionam se esta frase é verdadeira ou é apenas mais uma manobra da professora.
A professora continua:
- Alguém da família de você já disse: para de estudar meu filho, isto não serve para nada, vai procurar algo mais útil para fazer.
Os alunos emudecem.
A professora torturadora continua a sua investigação:
- Quem aqui quer ter filhos?
Para a surpresa da professora a maioria levanta a mão.
A professora questiona:
- Vocês irão matricular os filhos de vocês na escola.
Todos levantam a mão.
Professora:
- Por quê? Vocês querem torturar as criancinhas? A escola não tem nenhum significado para vocês.... blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá , blá, blá (os blá, blá blás tem um ritmo).
Os alunos abaixam a cabeça.
Começa a correção.
Os alunos sabem como foi a independência dos países africanos e se interessam pelo assunto.
A professora conta a história do amigo que foi para a África do Sul.
Acaba a aula.
Mais uma de blá, blá, blás...
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